Estande realiza ações sobre a doação de órgãos em Ilhéus

 

Em continuidade à programação do mês Nacional da Doação de Órgãos e Transplantes foi realizada nesta quarta-feira (19) ações em um estande localizado na praça J. J. Seabra, no centro da cidade. Foram oferecidos gratuitamente à população aferição de pressão, teste glicêmico, cadastro para farmácia popular em parceria com as Drogarias Velanes, orientação para prevenção de doenças que levem à necessidade de transplantes, além de orientações sobre captação e doação de órgãos.
 
O estande funcionou durante todo o dia das 9 às 17 horas. Diversas atividades estão sendo realizadas neste mês com o objetivo de divulgar e esclarecer os profissionais da área da saúde e à sociedade em geral sobre essa temática. Estão sendo realizadas palestras com o tema “Ampliar e aprofundar o conhecimento em relação ao Processo de Doação e Transplante de Órgãos e Tecidos”, em postos de saúde, hospitais e escolas, além de atividades conjuntas com grupos religiosos e sociedade civil organizada.
 
Segundo informou a coordenadora do programa de Transplantes de Órgãos e Tecidos de Ilhéus, Anna Maria Aragão, a cidade já realiza já realiza a captação de órgãos em nível regional, e Itabuna já realiza o transplante de córnea. Anna explica, ainda, que o Núcleo de Transplantes de Ilhéus possui um importante trabalho na cidade.
 
“O núcleo viabiliza os exames para a entrada do paciente na lista de espera por órgãos, realiza a busca ativa e promove palestras em postos de saúde, hospitais, escolas sobre a importância de doar e ajudar milhares de pacientes que aguardam na lista de espera”, conta Anna. Ela salienta, ainda, a importância de avisar à família sobre a sua vontade de doar órgãos. “O doador precisa explicitar isto aos familiares, uma vez que o poder de decisão estará nas mãos deles”, explica.

Encerrando a programação de atividades, será realizado na próxima quinta-feira (27), a Caminhada pela Vida, que percorrerá as ruas do centro da cidade, com saída programada para as 8 horas, na 6ª Dires, na avenida Canavieiras. A Caminhada contará com carro de som, além do encontro e participação de pacientes transplantados e em lista de espera para recebimento de doação. O mês da doação de órgãos e transplantes é uma realização do Núcleo de Doação de Órgãos e Tecidos/Transplantes de Ilhéus, em parceria com a 6ª Diretoria Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde.